Como condicionar a sua coluna capilar de GC


Uma das questões mais recorrentes diz respeito ao adequado condicionamento das colunas de GC, pelo que seguem as nossas recomendações para o adequado condicionamento:

  1. Instale a coluna no injector mas não a conecte ao detector, deixando a outra extremidade “aberta” dentro do forno.

  2. Estabeleça um fluxo de gás portador no valor descrito no seu método e programe a temperatura do forno para 40ºC, mantendo-a durante 15 minutos.

  3. Programe um gradiente de temperatura de 10ºC/min até atingir uma temperatura máxima superior em 20ºC à descrita no seu método (ou, no máximo, 20ºC abaixo da temperatura máxima definida pelo fabricante para a sua coluna).

  4. Se a sua coluna tiver sido pré-condicionada de fábrica, mantenha esta temperatura durante 2 horas. Caso contrário, deixe-a condicionar durante toda a noite (10 a 12 horas).

Atenção! Jamais esqueça que uma coluna sujeita a elevadas temperaturas sem gás portador sofrerá danos irreversíveis. Antes do condicionamento, verifique se o cilindro de gás não está vazio, se o fluxo do gás portador é o adequado e se existem eventuais fugas. Por sua vez, se a sua coluna é uma coluna convencional de polietilenoglicol (tipo “WAX”), utilize sempre filtros para oxigénio!

Veja o vídeo no nosso canal do YouTube!